sábado, 10 de maio de 2014

Uma aula em campo aberto... !


O estudo dos animais em geral, e das aves, em particular, é algo que nos tem despertado especial interesse, sobretudo depois das palestras realizadas na nossa escola sobre este assunto. Como tal, esta sexta-feira, dia 9 de maio, os linces do Corval deixaram a sua escola e seguiram até à ermida de São Pedro, em terras de Mourão, nosso concelho vizinho, com o objetivo de conhecer e aprender mais sobre os nossos amigos de penas! Que dia fantástico!! Apesar do calor, (sim porque aqui pelo Alentejo já é verão!) divertimo-nos e aprendemos imenso! O professor Pedro Grilo, um apaixonado pela ornitologia, acompanhou-nos e foi espetacular!! 


Cá está a ermida de São Pedro, que a C. M. de Mourão e o Sr. Padre Inácio, responsável pela paróquia, gentilmente nos cederam. Foi o nosso "porto de abrigo" durante os momentos de pausa, para recuperar energias e encher a barriguinha, que isto de ser explorador cansa imenso  e dá cá uma larica...!



Queridas aves, aqui vamos nós...!!!




O telescópio fantástico que o professor Pedro trouxe foi uma ferramenta fundamental para podermos observar os diferentes espécimes ! 







Partimos nesta aventura "armados" com uns belos pares de binóculos, papel e caneta, para tomar nota de tudo o que vimos e ouvimos e não nos esquecermos de nada,  um guia das aves e...muita curiosidade e genica! Foi mesmo divertido!






Elas andam aqui...! Vamos estar atentos e em silêncio...







Há lá cenário mais bonito para estudar... nem pensar!! Reparem bem nas belas paisagens da albufeira de Alqueva... especial, hein...?!







Mas claro que nós contribuímos grandemente para embelezar ainda mais estas paragens...!! =)







E a aventura continua... (adorámos as oliveiras centenárias, lindas...)




Toda a gente concorda que caminhar faz muito bem à saúde... mas não vamos exagerar... além do mais o professor António precisava de alguém que conseguisse ver longe... e então o simpático lince Manel ofereceu-se para essa tarefa árdua!!!!




Hora do descanso e da paparoca!! Tempo de ensaiar também as nossas canções...



E esta amiga...?! Gira, não...?! Não viemos até aqui para estudar apenas aves...vimos de tudo um pouco desta fauna e flora tão espetaculares...





E antes de partir... há que trabalhar em grupo para deixar este espaço impecável!






Hora de ir ir embora... o dia passou muito rápido! Temos que repetir esta experiência!




Aqui fica uma listagem de todas as aves que tivemos o privilégio de ver ou ouvir. Queres conhecê-las?! É só clicar no seu nome...










quarta-feira, 7 de maio de 2014

O guarda-rios

GUARDA-RIOS

O Guarda-Rios é um pássaro muito colorido. As suas asas são muito bonitas. O Guarda-Rios é um pássaro que pesca peixe e voa rápido. Ele gosta de estar ao pé de rios. É um pássaro que gostamos muito.


AUTORES:Dinis Rosado e Miguel Pires




Na próxima sexta-feira teremos uma saída de campo... os linces do Corval vão procurar e investigar a bicharada que vive nos arredores da ermida de São Pedro, em Mourão! Será que teremos a sorte de encontrar o guarda-rios?! Queremos conhecê-lo melhor... depois daremos notícias =) Entretanto podes aprender mais sobre esta ave clicando aqui...